quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Jornalismo e eu. Eu e o jornalismo.

"Should I give up,
Or should I just keep chasing pavements?
Even if it leads nowhere,
Or would it be a waste?
Even if i knew my place should I leave it there?"




"Eu vou ser Jornalista!"



Acrescente 25 quilos, cerca de um palmo de cabelo (enrolado, veja só!), a mesma altura de agora (a original, sem os saltos), uma calça bailarina azul royal e uma camiseta branca do antigo uniforme do Colégio Metodista. A frase que abre esse texto foi dita por mim, Luciana, aos 15 anos. Muito prazer.


Eu sei disso porque tenho a foto com a anotação atrás. Sabe essas coisas de 1º colegial? O professor pede pra você escrever uma redação falando sobre o que você vai querer fazer na faculdade e coisa e tal. E foi isso aí o que eu disse: “Eu vou ser jornalista!”

Quando você tem 15 anos, existe essa idéia utópica de que você pode fazer qualquer coisa. E tudo. E que você tem todo o tempo do mundo pela frente. Tempo que não passa nunca. Querer logo fazer 18 anos, querer atropelar as horas, os dias, as semanas... Querer crescer. E eis que então, um dia, você cresce.

E então você se vê obrigado a escolher o que vai fazer pro resto da sua vida. E não me pergunte a razão – até hoje eu não sei – mas aos 18 anos, eu decidi prestar vestibular pra Radio e TV. E aí se seguiram os piores seis meses da minha vida. Nada daquilo tinha a ver comigo. E veio uma frustração imensa, de quem passou tanto tempo escolhendo a profissão certa, e acabou decidindo pela errada.

Larga a faculdade. Faz seis meses de cursinho. Presta vestibular pra um curso diferente. Volta e repete tudo outra vez. Assim seguiram-se os últimos quatro anos da minha vida. Depois de Rádio e TV, veio História. Depois de História, Direito. E depois de Direito, veio Tradutor e Intérprete. Até que, finalmente, veio o Jornalismo.

E pela primeira vez, eu saí do sistema “repeat and rewind” que eu estava vivendo. Passei pelos primeiros seis meses. Pelo primeiro ano, e metade do ano seguinte. E de tempos em tempos, eu tenho a sensação de que os quatro anos que eu passei pulando de curso em curso foram absolutamente perdidos. E existem momentos que eu acredito que, na verdade, eu ganhei um tempo precioso que a maioria das pessoas não pode ganhar.

Sim, eu vou ser jornalista. Porque eu tive uma vida de momentos pra decidir por outras profissões, pra fazer outras coisas da minha vida, e acabei voltando pro mesmo ponto onde eu estava há quase 10 anos. Eu vou ser jornalista porque, dessa vez, eu escolhi ser jornalista. Eu sou a Luciana, 24 anos – vividos, achados e perdidos -, muito prazer.

Pra ler ouvindo: Adele - "Chasing Pavements"

Nenhum comentário:

Postar um comentário